Dirija-se à barra do Menu e escolha o tópico desejado

Documentos Legais da Fundação em 1978

O Conselho Brasileiro de Psicanálise, CBP(I.N.N.G.), é uma Instituição Nacional Não

Governamental que possui atribuições de fiel repositório informativo,

estatístico, colaborativo  da prática psicanalítica e é

representado por Regionais em todo o 

Território Nacional.  

Comissões Permanentes

Comissão de Pesquisa em Ética Psicanalítica - COPEP

O CBP ( I.N.N.G.), considerando a necessidade de estimular a pesquisa na área de ética psicanalítica, criou a Comissão de Pesquisa em Ética Psicanalítica - COPEP. Esta comissão tem por objetivo estimular a pesquisa na área de ética psicanalítica no âmbito da Instituição e abrir possibilidades para interagir com escolas de psicanálise e/ou centros de pesquisa.

Bolsa de Pesquisa para Estudantes de Psicanálise na área de Ética Psicanalítica 

REGIONAIS

As Regionais são responsáveis pela presença ativa do CBP ( I.N.N.G.) nos Estados.

A criação das Regionais adveio da necessidade do CBP ( I.N.N.G.) descentralizar o atendimento prestado aos psicanalistas e estabelecimentos de saúde mental, propiciando a dinamização de suas atividades administrativas .

E-mail:  cobrpsi@gmail.com

SAÚDE MENTAL

Agenda Cbpresp 

   H I S T Ó R I A

História do Conselho Brasileiro de Psicanálise Regional do Estado de São Paulo

O CBP (I.N.N.G.), se faz representado no Estado de São Paulo pela regional (CBPRESP), instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e de Utilidade Pública, atuante desde 10 de janeiro de 1978, busca a excelência do exercício da Psicanálise e o acesso à saúde mental de qualidade por todos os cidadãos.

Desenvolve oficiosamente, serviço de interesse público por delegação do CBP ( I.N.N.G.), fundamentado em mais de trinta anos de história a serviço dos psicanalistas e da saúde mental.

Nossas atividades estão concentradas em ações do tipo:

Informes Gerais, Estatísticos e Colaborativos, Ex:

Cartoriais - (Apostille de Haia)  APOSTILLE (Convention de la Haye du 5 octobre 1961) oficiosamente responsável pela divulgação de informes sobre registro de diplomas, títulos de especialidades, em ambito internacional, inscrições, transferências do CBP ( I.N.N.G.) e pelo cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas.

O CBPRESP também participa de movimentos sociais que exigem melhor qualidade de atendimento e plena realização profissional na área da saúde mental (Cruz Vermelha).

A implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) e a luta constante do Conselho Brasileiro de Psicanálise ( I.N.N.G ), e suas regionais, para a inclusão da Psicanálise e dos Psicanalistas na instituição governamental, associam-se a outras atividades dirigidas à saúde mental, realizadas em parceria com representantes da sociedade civil.

 B I O É T I C A

OBJETIVOS

As finalidades do Centro de Bioética foram estabelecidas pela resolução 78 do CBP( I.N.N.G.) e dirigidas às suas regionais, de 14 de Junho de 2008. São elas:

Conjuntamente com o Departamento Técnico de Bioética do CBP ( I.N.N.G.), propor debates e difundir assuntos pertinentes à matéria;

Produzir e divulgar conhecimentos em Bioética, em periódicos do CBP ( I.N.N.G.) e de suas regionais, publicações específicas e outros meios de divulgação;

Programar projetos e atividades na área de Bioética, por meio de parcerias e convênios com Universidades, Conselhos Profissionais, Sociedades de Especialidades, Fundações, Entidades e Organizações Governamentais e Não Governamentais nacionais e internacionais; Promover, participar e apoiar eventos, congressos, cursos de capacitação e educação continuada na área de Bioética;

Contribuir, conjuntamente com o Departamento Técnico de Bioética, para a elaboração, aperfeiçoamento e divulgação de diretrizes, códigos, leis, declarações e recomendações - nacionais e internacionais - na área de Bioética;

Contribuir para a educação em Bioética e Ética Psicanalítica, colaborando com as Escolas, Cursos e Faculdades de Psicanálise, assim como, na área da saúde mental;

Contribuir para a realização de Avaliações de caráter didático;

Atuar como centro de estudos de referência em Bioética, incluindo a manutenção e atualização do acervo da Biblioteca do CBP ( I.N.N.G.), e de suas regionais sobre o tema;

Incentivar a pesquisa na área de Bioética, com oferta de bolsas para estudantes de Psicanálise e parcerias com universidades e sociedades científicas;

Atuar na capacitação das Comissões de Ética Psicanalítica e promover intercâmbio com os Comitês de Ética em Pesquisa;

Acompanhar, desenvolver estudos e reflexões, bem como opinar junto aos Conselheiros e Delegados do CBPRESP de forma consubstanciada sobre as implicações éticas, jurídicas e sociais da Psicanálise e da Ciência.

www.cobrpsi.org  cobrpsi@gmail.com

 

O uso desta Página constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2008-2010 todos os direitos reservados.

 

Licença Creative Commons
Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.) de CBP(I.N.N.G.) é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported.
Based on a work at www.cbpresp.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://cbp.webnode.com.br/.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.